segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Rosa e Marrom

Acabei de entregar para mais uma cliente e sua bolsa organizada. Ela adorou e cada dia que passo fico mais satisfeita com os resultados.

Tenho outros refis prontos no Flickr. Passa lá:

www.flickr.com/photos/casadefricotes

Um beijão

sábado, 24 de setembro de 2011

Promoção no Face + Sorteio aqui


Já falei da Arte Têxtil (eternamente AVB para mim), aqui no blog. A proprietária é mais uma das mulheres que mudaram o rumo da minha vida e acreditaram que eu podia  fazer patchwork mesmo estando a 100km do curso mais perto .

Mas isso é história para outro dia...

Hoje a Arte Têxtil lançou uma promoção cultural na página do Facebook. Vc coloca no mural da loja a foto do trabalho que vc fez e mais gosta com a técnica utilizada . Até o dia 04/10 a foto que tiver maior número de "curtir" ganhará um kit de 05 fat quarters (mais ou menos 1,25 metro de tecido) do Fernando Maluhy

Pois bem, se vcs me ajudarem a ganhar, recompensarei a altura, produzindo com estes paninhos, DOIS REFIS MINIS para sortear aqui no blog.

O que vcs acham? Uma mão lava outra né? Faz tempo que estou querendo fazer um sorteio e achei legal esta ideia.

Então meninas, posso contar com vcs??

A almofada é essa aqui:


O link é este aqui: 
Basta clicar em curtir


E o premio que vou sortear é este aqui:

(feito é claro com os tecidinhos que eu ganhar)

Beijocas, conto com vcs!)


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A "novidade" - Refil Mini

Então, só agora consegui editar as fotos para subir para o Blog e para o Flickr. Cheguei em casa do trabalho hoje, resolvi fazer umas mudanças no meu "cantoatelier" e depois fui testar as agulhas. Ai meu Deus, a gente pena de besta mesmo! Rapidinho fechei os outros refis que estavam na fila de espera.

A novidade está aqui embaixo. Um refil mini. Ele tem tudo o que o outro tem, menos tamanho...rsrs

Bolsinhos por todos os lados, ganchinho para chaves, alcinhas e o melhor: o mesmo carinho e cuidado com o acabamento de sempre.

(Só eu sei o que é olhar costura por costura para conferir se está certa!)


Coloquei o carretel do lado para vcs terem uma ideia do tamanho...


Ganchinho que faz uma grande diferença!

E a foto lateral para evidenciar os cantinhos perfeitos que a tanto amamos...

Resumindo:  são100% algodão, com interior sintético,viés aplicado a mão e medem 20cm de largura x 15cm de altura e 10cm de profundidade. Possuem bolsos internos e externos conforme suas necessidades. em um mosquetão para vc pendurar chaves.

Um beijo para todos!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Um paraíso chamado "loja de aviamentos"


Estou na faculdade esperando a prova começar. Deveria estar prestando atenção na voz da minha professora (que está na web aula que estou "assistindo"), mas não, tô aqui pensando em paninhos, visitando blogs e pronta para contar para vcs, sobre um paraíso que encontrei aqui...rsrs

Armarinhos São José não está propriamente escondida em Londrina. Está em uma região quase central, de fácil localização e fácil estacionamento.

Tem de tudo, menos peças de tecido de algodão. De máquinas de costuras, a alfinetes. De acessórios para camisas, lingerie, costuras, trico crochê, até grandes peças para indústria mesmo.

O gostoso de entrar lá, é a organização e limpeza. Geralmente temos a visão de armarinhos pequenos, empoeirados, apertados e cheios de coisas desorganizadas. Lá é enorme, tudo limpo, sem poeira e um ótimo atendimento.

Eu adoro, visitar estes lugares!Quando começo a trabalhar com um determinado material, acabo procurando todos os acessórios e coisinhas sobre o mesmo. Mas mesmo sem motivo, sou "habituê" de lojas de material de construção, tintas, atacados de todos os tipos, revendedores e representantes de tudo que é material....

Entrei ali, para comprar agulhas para máquina. Pasmem, quebrei QUATRO agulhas ontem. Não sei se foi o cansaço, ou algo mal encaixado na máquina. O resultado foi uma noite "perdida" em frente a TV e o atraso de mais um dia nas minhas encomendas.

Voltando as agulhas, pago em média 1,00 em cada perto de casa. Lá paguei 3,13 em um pacote com DEZ,  especial que tem uma bolinha na ponta e vamos ver se ela é melhor.

Hoje entreguei mais um refil. Um refil "diferente". Não tão diferente, mas já é uma novidade. Amanhã eu posto a foto dele (ou hoje a hora que eu chegar em casa, porque preciso editá-las primeiro)

Então é isso.

beijoca


terça-feira, 20 de setembro de 2011

Só mais um pouquinho...

Meninas e talvez meninos que passam por aqui,

Para quem não sabe, além de dona de casa e crafteira, nas "horas vagas" eu trabalho fora 40 horas, estudo inglês e faço faculdade de pedagogia. Então deu para sentir o drama...

Acho que no máximo até quinta, trago mais novidades para vcs.

Um beijinho

Obrigada aos novos seguidores. Sejam bem-vindos!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Refil de Bolsa Mara



Confesso toda a minha ansiedade em postar este refil. Primeiro, por causa do pedido mais que especial da Maramoroca. Depois, porque ela me deixou tão à vontade, mas tão à vontade para criar, que coloquei toda a cor, amor e paninhos preciosos neste refil.

Confesso também minha ansiedade em encontrar minha amiga. "Somente" 3 anos separam do último encontro. Quando a vi, de cabelo rosa, tive a certeza que acertei nas cores...

A história do nosso encontro vou contar aqui. Aqui só queria registrar este refil lindo, perfeito, feito com muito carinho para minha amiga.

Outra coisa, eu gostaria de comentar porque fez parte do assunto de hoje. Todos os moldes do que eu produzo são meus. O processo criativo tem uma visita pela internet, como todo mundo, mas na hora de criar, fecho tudo, sento com meu caderninho quadriculado em um cantinho quieto e começo a "projetar". Depois do projeto, vem a escolha dos tecidos (na loja ou em casa) levando em consideração o gosto e personalidade da amiga, mas sem deixar de procurar sempre uma estampa nova, inusitada ou até mesmo marcante. Daí vem o corte o mais preciso possível, pois de outra forma, não tem costura perfeita. Cada peça é única. E começa a labuta de costurar, desmanchar, medir, costurar de novo. O momento de maior satisfação para mim é quando sento para fechar o viés à mão. É como se eu dissesse: "querida, sua encomenda é muito especial para mim. Aqui vai todo o meu amor."

Parece pieguice, mas é verdade. Sempre que fiz cursos de empreendedorismo , plano de negócios, deixavam bem claro a necessidade de definir uma missão e um lema para empresa. Só fui entender isso agora, depois de entender o que Projeto Político Pedagógico (não peça para eu explicar porque senão o post ficará enorme!)

Não sou uma empresa (ainda...), mas mesmo assim não deixo de ter uma missão quando faço meus refis.

A minha missão:

"Produzir peças únicas em tecido, com a melhor técnica e material que eu tenha ao meu alcance, com moldes exclusivos, para assim materializar os sentimentos, sonhos, gostos e expectativas das minhas amigas que me passaram esta responsabilidade."

Meu lema:

"Seja o que for, faça com amor."


Linda esta frase, né? Ela já era o lema da Fricotes d'Casa, minha antiga loja de artigos para casa, dos tempos de feiras de artesanato que eu a Mara enfrentávamos rsrsrsr (2004, mais ou menos..)

Então é isso. Saio deste post inspirada, feliz e acreditando que posso sempre fazer o melhor. Agora, olha aqui embaixo e vê se não dá para sair inspirada de um encontro com tanta energia boa assim?


Beijão







quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Refil de Bolsa Bebê




Este refil lindinho vai para a mãe de um menino que uma cliente vai batizar. Ela viu o protetor de berço que eu fiz e quis o refil nos mesmos tons.

As fotos não ficaram muito boas, porque tirei a noite, infelizmente. Mas mesmo assim, dá para notar a leveza e a tranquilidade das cores.

Amanhã vou encontrar com uma amiga de muito tempo que virou cliente. Tem 3 anos que a gente não se vê. Depois eu conto tudinho...

Eu sempre esqueço de dizer que os refis são100% algodão, com interior sintético,viés aplicado a mão e medem 30cm de largura x 20cm de altura e 10cm de profundidade. Possuem bolsos internos e externos conforme suas necessidades. em um mosquetão para vc pendurar chaves.

Em caso de dúvida mande-me um email: valerie_roberto@hotmail.com

Beijos e bons sonhos!

Ode ao Binder


Binder é esta espécie de clip aí em cima.

Conhecia há muito tem para segurar as inúmeras contas, papéis, apostilas... Mas para o craft nem imaginava....

Daí que a Aninha do Avó Queria usou para pendurar fotos, e a Emy do Tofu Studio usou no making off de cases para tablets...

E algumas ideias se ilimunaram, percebi que teria alguns "dedinhos" a mais para me ajudar a costurar e agora, Não vivo mais sem eles!!

Alfinetes? que nada! O Binder é o companheiro fiel da crafteira moderna! rsrs

Aqui tem mais algumas possibilidades

Amanhã terei mais novidades com relação aos refis. Dois saindo do forno hoje à noite e espero que neste final de semana eu consiga produzir uma novidade. Vamos ver...

Beijão

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Refil de Bolsa Lilás








Fiz este refil para uma professora de Artes, muito delicada, que gosta de cores fortes e modernas.

Este tecido florido é lindo.

E poás (ou polkadots) é quase uma marca registrada minha rsrsrs)

Mais uma encomenda pronta, mais uma bolsa organizada!

Obrigada pelo carinho nos posts anteriores

Beijocas

domingo, 11 de setembro de 2011

Mais um saindo do forno! Refil de Bolsa





Mais uma encomenda pronta!

Adora fazer os refis! A cada dia que passo apriomoro a técnica, cuido de todos os detalhes e faço todos como se fosse único e para mim.

Na verdade, eu tenho vontade de ficar com todos para mim! rrsrs

Beijinhos!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Não há nada neste mundo que não possa melhorar, inclusive um refil para Bolsa

Quando eu lancei a versão 3.0 dos meu refil de bolsa, eu achei que estava bom. Mas mente inquieta é assim: todo dia pensa algo a mais. 

Andei pesquisando alguns materiais e encontrei uma manta mais incorpada, que deu este aspecto "durinho" ao refil. Com isso, ele ganha espaço interno (parece propaganda de carro) e tudo fica mais organizado.

Também acrescentei o mosquetão para pendurar chaves, já que nem todo mundo tem um mosquetão no chaveiro.

As outras qualidades ainda continuam. E as cores são as mesmas, porque a felizarda que levou este para casa, quis exatamente igual ao outro que ela tinha visto.






E para finalizar, meu "estúdio fotográfico" só para vcs verem o que eu não faço para mostrar o melhor para vcs!

Outra coisa: vcs conhecem o Picnik? É um editor de fotos que a Elaine Gaspareto indicou e eu amei. Não é complicado e melhora muito a qualidade e o tamanho de suas fotos!

Ah, em falar em melhor, passa lá no Flickr do Fricotes que tem mais fotinhas das minhas costurinhas.

Algumas são do Protetor de Berço do fiz para o meu sobrinho neto que está chegando. 

Vou subir mais estas lá para vcs compararem a versão 3.0 e a versão 3.1 do Refil de Bolsa

Beijoca


Estamos no Mosaico!!




domingo, 4 de setembro de 2011

Pressa é inimiga da perfeição


Já dizia minha avó, " apressado come cru e quente". Aqui, no caso, a coisa desanda.
Meu marido trouxe mais uma banqueta para casa. Pensei nela  no meu cantinho de costura. É mais prática que uma cadeira.

Então, vamos pintá-la no spray. Armamos a tenda de pintura na sala. Escolhi azul, para fazer o estofado em vermelho. Vamos lá...

Aqui, a criatura antes de pintar. Viram minhas almofadas ao fundo? Só para sentir o drama...


As "donas" lata de tinta...


Marido lixou bem rapidinho.. (deu para ver como foi rápido na foto?)



E começou a KGada... ops, a pintura
Olha a m... feita. A tinta não pegava de jeito nenhum. Não sei se foi o verniz debaixo, a titna velha sei lá...

Então vamos salvar: passa o preto! Olha a merda dois...


Craquelou! Resultado? Secou, ficou meia boca e agora vou pensar alguma para consertar isso.

beijoca

Posted by Picasa

sábado, 3 de setembro de 2011

Descobrindo tesouros aqui em casa

Estava ajeitando a casa ontem, antes de começar meu final de semana de paninhos. Estou fazendo  um protetor de berço para meu sobrinho-neto (ai, tô velha!) que vai chegar no final de outubro.

Mas voltando a arrumação, fui limpar um pouquinho melhor o meu cantinho de costura (porque todos os tecidos do protetor são clarinhos!) e resolvi abrir a máquina de costura da minha avó, a mesma que serve de apoio para minha Elgin velhinha de guerra.

Fazia muito tempo que não olhava para ela. Na verdade, a última vez que a vi aberta foi quando minha avó estava viva e ainda costurava.

Na hora que abri, veio muitas sensações e sentimentos. Primeiro uma saudade imensa da minha avó, que sempre me incentivou a fazer minhas artes. Depois, a saudade do tempo que eu corria para a máquina toda vez que chegava na casa dela. Eu cresci entre os retalhos da minha avó que foi uma costureira de roupa de cama a vestido de noiva, de camisola de batizado a mortalha.

Por ser a única neta interessada em costurar, esta máquina foi minha herança prometida ainda em vida para mim.  Desde de quando me conheço por gente, esta máquina seria minha.

Ela está bem danificada pelo tempo, mas conversei com um pessoal especializado, que basta uma revisão, um motor e um banho de óleo que a danada está pronta para o batente.

Vamos dar uma olhadinha?

Ela é uma Mercury Electric. Esta alavanca para cima e para baixo é o reverso dela. O botão douradinho do lado, regula o tamanho do ponto. Para encher a bobina, a peça é aquela mais em cima, deitada. Ah, o fio para encher a bobina passa neste parafuso, bem perto da correia na base.



Olha o "enchedor" de bobina mais de pertinho..



Não se fazem mais etiquetas como antigamente. Pôs reparo na inscrição "Made in Occupied Japan"? Pois é, por aí vê a idade da máquina...



Olha o detalhe da lateral. A pressão do fio é regulada pela a pecinha redonda, que nas máquinas mais novas fica a frente.



Esta peça maravilhosa, fica atrás da máquina. Vc tira esta peça para lubrificar componentes. Eu fico besta com a atenção a todos os detalhes, coisa que hoje em dia é vista apenas com gasto desnecessário.




Este botão a esquerda foi a grande descoberta: Ele baixa os dentinhos de tração da máquina! Pergunta quantas máquinas minhas tem isso? Fora esta, nenhuma! (tenho 3!) Foi mais um motivo para revisar minha lindinha e colocá-la para quiltar. Olha que coisa chique quiltar em uma antiguidade...


E para terminar, este arabesco está na base, mais um detalhe que hoje seria desprezado. Tenho medo de levar em qualquer lugar e acabarem com estes detalhes, fazendo uma pintura automotiva.

Tem como não amar tanta história assim? Tem como não misturar o trabalho manual com amor? E vcs, tem alguma herança, um amor, uma antiguidade de família?

Estamos no Mosaico!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Projeto Preto e Branco - mais um passo - quilt livre


Desde de quando eu conheci o patchwork, uma das coisas que mais me encantam é o quilt. Quilt é aquela costura que dá efeito e relevo ao trabalho de patchwork.

Quilt à mão, detalhado, com pontos minúsculos. Quilt à maquina, enormes, com desenhos ricos em curvas, arabescos, corações. E o nosso "simples" e velho quilt livre, cheio voltinhas que nos deixam zonzas.

Quer conhecer alguns quilts? (clique apertando a tecla shift para abrir em outra janela)

Demorei nada mais que 5 anos para aprender (mais ou menos...) a quiltar livre à maquina: Dois anos para comprar o pé próprio, mais 2 para descobrir como pô-lo na máquina e mais um para comprar a linha e criar coragem...rsrs. (Isso que é medo de máquina)

Parece exagero, mas eu tinha um certo receio em fazê-lo e não sair perfeito. Eita excesso de perfeição!!

Mas não desanimem! Percam o medo o mais rápido possível desde do início do aprendizado para não passarem pelo mesmo que eu.

Então, me armei de coragem e coloquei justamente " meu projeto secreto" na máquina para quiltar livre...




Este é o famoso pé de quilt livre e bordado. Comprei aqui. (de novo clique com shift)



Aqui, um pouquinho do meu quilt imperfeito. Porque com linha preta? Para não ver os defeitos...


Achei interessante esta foto para mostrar um detalhe que não observei: tamanho da agulha. Usei a mesma agulha que costura e esta foi grossa para o trabalho. Não é nada que eu veja a olho nu, mas dá para ver bem contra-luz.


Bom, algumas dicas

- a linha se passa da mesma maneira que com o pé normal. Em cima e embaixo. Eu usei uma linha de poliester, carretel chamada Guttermann. Sinceramente, para início pode ser aquelas de cones, baratas. Não aconselho as 100% algodão como as Drimas porque são fraquinhas e podem rebentar ou enroscar.

- tamanhos dos pontos no 0. Por que? Porque quem vai ditar o tamanho do ponto é sua velocidade no pedal e na sua mão. O "conjunto da obra" depende da parceria mão-pé. E tudo isso depende de treino.

- Algumas pessoas indicam uma base lisa para máquina, que encobre os dentinhos que fazem o pano deslizar. Sinceramente para mim não fez falta, ainda....

- O topo (tecido de cima), o recheio (a manta) e a base (tecido de baixo) devem de preferência estar alinhavados ou bem fixos com alfinetes. Tudo depende do tamanho da peça e da sua preferência.

Neste vídeo abaixo, é dada dicas valiosas para quem quer aprender a quiltar. Além é claro de apresentar esta novidade que é o molde para quilt. Eu achei ótimo. Pode-se usar também sozinho como treino antes de quiltar. Basta colocar somente o papel na máquina de costura, sem fio, e treinar os movimentos.


Este papel milagroso está a venda na ArteTextil, como também todo o material para patch e costura. Indico a loja com toda a segurança, pois conheço uma das sócias (a que está quiltando) e acompanhei desde do projeto. Tenho certeza que se algumas dúvidas ocorrerem com alguns produtos, todas estarão prontas para atendê-las com o maior carinho.

Então é isso. Se tiverem alguma dúvida é só perguntar ok?

beijinhos
Posted by Picasa
Related Posts with Thumbnails