quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Projeto Preto e Branco - mais um passo - quilt livre


Desde de quando eu conheci o patchwork, uma das coisas que mais me encantam é o quilt. Quilt é aquela costura que dá efeito e relevo ao trabalho de patchwork.

Quilt à mão, detalhado, com pontos minúsculos. Quilt à maquina, enormes, com desenhos ricos em curvas, arabescos, corações. E o nosso "simples" e velho quilt livre, cheio voltinhas que nos deixam zonzas.

Quer conhecer alguns quilts? (clique apertando a tecla shift para abrir em outra janela)

Demorei nada mais que 5 anos para aprender (mais ou menos...) a quiltar livre à maquina: Dois anos para comprar o pé próprio, mais 2 para descobrir como pô-lo na máquina e mais um para comprar a linha e criar coragem...rsrs. (Isso que é medo de máquina)

Parece exagero, mas eu tinha um certo receio em fazê-lo e não sair perfeito. Eita excesso de perfeição!!

Mas não desanimem! Percam o medo o mais rápido possível desde do início do aprendizado para não passarem pelo mesmo que eu.

Então, me armei de coragem e coloquei justamente " meu projeto secreto" na máquina para quiltar livre...




Este é o famoso pé de quilt livre e bordado. Comprei aqui. (de novo clique com shift)



Aqui, um pouquinho do meu quilt imperfeito. Porque com linha preta? Para não ver os defeitos...


Achei interessante esta foto para mostrar um detalhe que não observei: tamanho da agulha. Usei a mesma agulha que costura e esta foi grossa para o trabalho. Não é nada que eu veja a olho nu, mas dá para ver bem contra-luz.


Bom, algumas dicas

- a linha se passa da mesma maneira que com o pé normal. Em cima e embaixo. Eu usei uma linha de poliester, carretel chamada Guttermann. Sinceramente, para início pode ser aquelas de cones, baratas. Não aconselho as 100% algodão como as Drimas porque são fraquinhas e podem rebentar ou enroscar.

- tamanhos dos pontos no 0. Por que? Porque quem vai ditar o tamanho do ponto é sua velocidade no pedal e na sua mão. O "conjunto da obra" depende da parceria mão-pé. E tudo isso depende de treino.

- Algumas pessoas indicam uma base lisa para máquina, que encobre os dentinhos que fazem o pano deslizar. Sinceramente para mim não fez falta, ainda....

- O topo (tecido de cima), o recheio (a manta) e a base (tecido de baixo) devem de preferência estar alinhavados ou bem fixos com alfinetes. Tudo depende do tamanho da peça e da sua preferência.

Neste vídeo abaixo, é dada dicas valiosas para quem quer aprender a quiltar. Além é claro de apresentar esta novidade que é o molde para quilt. Eu achei ótimo. Pode-se usar também sozinho como treino antes de quiltar. Basta colocar somente o papel na máquina de costura, sem fio, e treinar os movimentos.


Este papel milagroso está a venda na ArteTextil, como também todo o material para patch e costura. Indico a loja com toda a segurança, pois conheço uma das sócias (a que está quiltando) e acompanhei desde do projeto. Tenho certeza que se algumas dúvidas ocorrerem com alguns produtos, todas estarão prontas para atendê-las com o maior carinho.

Então é isso. Se tiverem alguma dúvida é só perguntar ok?

beijinhos
Posted by Picasa

6 comentários:

  1. Valérie,

    Amiga, mil desculpas, imperdoável mesmo, mas já arrumei, olha lá e vê se agora acertei, por favor. Vou te contar que peguei uma raiva desse quilt livre, fui fazer uma oficina de patch, numa manhã, queria fazer uma bolsa e esperava que com duas aulas estivesse pronta, a professora me deixou durante 4 horas fazendo o quilt, ficou horrível, cheguei em casa, desmanchei tudo e fiz matelassê, quase morri de raiva. Só quando estiver muito inspirada para tentar novamente.
    Grandes beijos e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  2. Olá Valérie, bom dia
    Acabei de conhecer o seu blog e adorei estar aqui. Cheguei através da postagem da Cissa.
    Adorei tudo o que tem modificado na sua casa, tudo muito inspirador. Tô precisando fazer mudanças aqui em casa, mas não consigo começar.
    Quanto ao quilt livre, eu acho lindo e te dou os parabéns pelo seu trabalho e pela paciência.
    Te desejo um lindo fim de semana, sob a proteção do nosso Deus.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  3. Oi Valérie, eu tb vim pelo blog da Cissa. Li teu comentário e gostei, resolvi vir aqui dar uma espiadinha. Vou passear pelo blog pra conhecer melhor, bjs e bom fds. Lia Gloria

    ResponderExcluir
  4. Este calcador serve para maquina industrial?

    ResponderExcluir
  5. Este calcador serve para maquina industrial?

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Valérie pelas dicas, e sua generosidade em transmitir conhecimento querida! Estou começando agora com o patchwork e quero aprender a quiltar também.
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails