Dicas de Organização


A frase que eu escuto muitas vezes por dia: "Nossa, como você é organizada!"

Hoje me considero uma pessoa meio organizada. Me daria uma nota 7 em organização. Ainda tenho muito que aprender e fazer para chegar a nota 10.

Mas nem sempre foi assim. Já tropecei em caixas de mudanças com meses, já perdi coisas dentro de armários e gavetas, já vi material de limpeza e alimentos passarem da data de validade porque não os achava dentro de casa.

Mesas com metros de papéis, gavetas explodindo de bagunça (ainda tenho algumas para organizar!). Minha casa era um caos, meu trabalho era dobrado e não tinha nenhum prazer em ficar em casa.

E aí chega uma hora que tudo parece o fim do mundo e vc diz: "basta" alguma coisa tenho que fazer por mim, alguma coisa tem que mudar para facilitar minha vida. Este dia para mim foi um sábado a tarde, passando pano de chão na casa em meio ao caos pré estabelecido na sala de visitas (detalhe, eu não trabalhava fora!!) que era mais uma mistureba de caixas e coisas para artesanato, menos uma sala de visitas. Larguei o balde e procurei algo sobre organização. Achei o grupo FlyLadies que tem um grupo Yahoo no Brasil .

Foi o meu início, minha mudança.  Não sigo todos os preceitos, mas algumas coisas ainda uso, com outras que aprendi no dia-a-dia e isso que quero deixar nesta página.

-->; Esta é a primeira lição FlyLady: pia limpa, cama feita e vc vestida da cabeça aos pés como se estive pronta para sair de casa. Não precisa ser vestida para ir ao shopping, mas uma roupa que vc não passe vergonha de ir a padaria se for necessário. Sapatos nos pés são importantes. Se vc fica arrastando a pantufa ou o chinelo a coisa não rende. Quanto a cama arrumada e a pia da cozinha limpa é o início de tudo. São os dois pontos de partida para uma organização acontecer.

--> Ela faz tudo sempre igual: sim temos que fazer tudo sempre igual. As rotinas diárias otimizam nosso dia-a-dia. Para acordar e ter a roupa pronta para vestir, pede que vc arrume na noite anterior. São minutos "perdidos" na noite anterior que se tornam em muitos minutos ganhos na manhã seguinte.

--> Nenhuma tarefa deve durar mais de 15 minutos no início. Inclusive o seu descanso. Marque este tempo com um timer. Vc verá quantas coisas são possíves dentro de 15minutos.

--> Mais difícil do que organizar é manter organizado. Se vc não mora sozinha o primeiro passo é informar quem mora com vc que as coisas estão mudando. E que vc precisa da compreensão e do apoio de todos para se ter uma casa organizada.

--> Não existe fórmula mágica para organizar. Com o tempo vc descobre onde é o melhor lugar para guardar tal coisa.

--> Vc pode fazer um inventário das coisas que vc guardou e tem quase certeza que vai esquecer onde está. A última página de uma agenda ou caderno tá bom.

--> Listas. São ótimas aliadas. Listas de coisas a fazer (agora, neste dia, nesta semana), listas de compras (sempre!) que economizam tempo e dinheiro. Listas de presentes (nas datas especiais) com muita antecedência(as de Natal poderiam estar prontas hoje) para não esquecer ninguém e não se perder naqueles dias malucos e quentes que antecedem as festas.

--> Cardápio Semanal: algo que ainda não pus em prática, mas faz uma enorme diferença quando consigo alguma coisa. Fazer um cardápio semanal é sinônimo de economia de tempo e dinheiro. Antes do cardápio, faça um inventário na despensa e na geladeira. Procure aproveitar no cardápio o máximo de itens que vc tem e compre somente o necessário. O cardápio não precisa ser sofisticado (é basicão mesmo: arroz, feijão, alguma mistura, uma carne etc...), pode ser apenas do jantar ou do almoço (depende de qual vc faz em casa).

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