sábado, 3 de setembro de 2011

Descobrindo tesouros aqui em casa

Estava ajeitando a casa ontem, antes de começar meu final de semana de paninhos. Estou fazendo  um protetor de berço para meu sobrinho-neto (ai, tô velha!) que vai chegar no final de outubro.

Mas voltando a arrumação, fui limpar um pouquinho melhor o meu cantinho de costura (porque todos os tecidos do protetor são clarinhos!) e resolvi abrir a máquina de costura da minha avó, a mesma que serve de apoio para minha Elgin velhinha de guerra.

Fazia muito tempo que não olhava para ela. Na verdade, a última vez que a vi aberta foi quando minha avó estava viva e ainda costurava.

Na hora que abri, veio muitas sensações e sentimentos. Primeiro uma saudade imensa da minha avó, que sempre me incentivou a fazer minhas artes. Depois, a saudade do tempo que eu corria para a máquina toda vez que chegava na casa dela. Eu cresci entre os retalhos da minha avó que foi uma costureira de roupa de cama a vestido de noiva, de camisola de batizado a mortalha.

Por ser a única neta interessada em costurar, esta máquina foi minha herança prometida ainda em vida para mim.  Desde de quando me conheço por gente, esta máquina seria minha.

Ela está bem danificada pelo tempo, mas conversei com um pessoal especializado, que basta uma revisão, um motor e um banho de óleo que a danada está pronta para o batente.

Vamos dar uma olhadinha?

Ela é uma Mercury Electric. Esta alavanca para cima e para baixo é o reverso dela. O botão douradinho do lado, regula o tamanho do ponto. Para encher a bobina, a peça é aquela mais em cima, deitada. Ah, o fio para encher a bobina passa neste parafuso, bem perto da correia na base.



Olha o "enchedor" de bobina mais de pertinho..



Não se fazem mais etiquetas como antigamente. Pôs reparo na inscrição "Made in Occupied Japan"? Pois é, por aí vê a idade da máquina...



Olha o detalhe da lateral. A pressão do fio é regulada pela a pecinha redonda, que nas máquinas mais novas fica a frente.



Esta peça maravilhosa, fica atrás da máquina. Vc tira esta peça para lubrificar componentes. Eu fico besta com a atenção a todos os detalhes, coisa que hoje em dia é vista apenas com gasto desnecessário.




Este botão a esquerda foi a grande descoberta: Ele baixa os dentinhos de tração da máquina! Pergunta quantas máquinas minhas tem isso? Fora esta, nenhuma! (tenho 3!) Foi mais um motivo para revisar minha lindinha e colocá-la para quiltar. Olha que coisa chique quiltar em uma antiguidade...


E para terminar, este arabesco está na base, mais um detalhe que hoje seria desprezado. Tenho medo de levar em qualquer lugar e acabarem com estes detalhes, fazendo uma pintura automotiva.

Tem como não amar tanta história assim? Tem como não misturar o trabalho manual com amor? E vcs, tem alguma herança, um amor, uma antiguidade de família?

Estamos no Mosaico!

5 comentários:

  1. Olá amiga!
    A sua maquina é linda assim como está! Só precisa de uma limpeza,não deixe mexer na pintura pois o desgaste natural da peça deixam ela mais valiosa,sem contar que foi assim que sua vó deixou!!!!Parabéns você tem uma reliquia!!! Eu sou apaixonada por maquinas de costurar,tenho duas,uma que foi de minha mãe e outra que foi de minha vó ambas foram costureiras!
    bom domingo,
    bjosss

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu tenho uma máquina antiga também. O legal da minha que foi adaptado um motor elétrico. ficou bem bacana.

    ResponderExcluir
  3. Olá, te achei pelo mosaico e não resisti quando vi a máquina. Sonho de consumo de qualquer amante vintage (eu rsrsrs)...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. I sew with a 1938 Singer sewing machine. I have a picture of it on my blog.

    ResponderExcluir
  5. Ela é de 1946/7 Occupied Japan eram os produtos japoneses exportados regulamentados pelo governo americano durante a ocupação do Japão pelo Gen. MacArthur... Tenho uma igual!! muito legal!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails